Lagamar

Natureza, história e fotografia

A Mata Atlântica de Encosta é uma formação vegetal encontrada nas encostas da Serra do Mar.

Enquanto o solo da Mata de Restinga, localizada na planície, origina-se da deposição de sedimentos e possui uma pequena camada de matéria orgânica, o solo da Mata de Encosta forma-se a partir da decomposição da rocha-mãe e possui grande quantidade de matéria orgânica (serapilheira) sobre sua superfície.

Ela é caracterizada por grandes árvores, palmeiras (Palmito Jussara), orquídeas, bromélias e samambaias. Ao observá-la de longe é possível perceber diferentes tons de verde tingindo o relevo da serra.

 

Leia mais:Mata de Encosta

À medida que nos afastamos da praia arenosa e da ação do sal e das ondas, o solo da restinga torna-se cada vez mais rico em matéria orgânica, originada das próprias plantas do local que morrem e transformam o ambiente.

Maior quantidade de nutrientes dá aos vegetais condições de crescer mais e, consequentemente, originar uma formação vegetal cada vez mais densa e com vegetais maiores, conhecida como mata de restinga.

 

Leia mais:Mata de Restinga

Assim como a praia arenosa, o costão rochoso é um ambiente localizado no encontro dos oceanos com os continentes. Geralmente o costão aparece na ponta das praias, onde acaba a faixa de areia.

Seu solo é rochoso, pobre em nutrientes, salgado e constantemente impactado pelas ondas. Além disso a variação do nível da maré expõe as rochas ao ambiente seco duas vezes ao dia, submetendo os habitantes do local ao risco de desidratação.

Apenas algas marinhas e animais invertebrados conseguem sobreviver, aderidos ao substrato ou escondendo-se das ondas e da insolação.

 

Leia mais:Costão rochoso

Esse ambiente é geralmente encontrado próximo da foz dos rios, onde ocorre o encontro de água doce com a água salgada dos oceanos. Devido à sua localização ele sofre ação constante da variação da maré.

As estruturas vegetais adaptadas às pressões seletivas do ambiente são marcantes e caracterizam esse ambiente.

 

Leia mais:Manguezal

A praia arenosa é um ambiente localizado no encontro da água dos oceanos com o solo exposto dos continentes, na transição do ambiente aquático para o ambiente terrestre.

Seu solo é arenoso, pobre em nutrientes, salgado e constantemente movido pelas ondas ou vento. Além disso a pouca vegetação permite que a radiação solar atinja a areia com grande intensidade.

 

Leia mais:Praia arenosa
Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Blue Red Oranges Green Purple Pink

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction