Lagamar

Natureza, história e fotografia

Assim como a praia arenosa, o costão rochoso é um ambiente localizado no encontro dos oceanos com os continentes. Geralmente o costão aparece na ponta das praias, onde acaba a faixa de areia.

Seu solo é rochoso, pobre em nutrientes, salgado e constantemente impactado pelas ondas. Além disso a variação do nível da maré expõe as rochas ao ambiente seco duas vezes ao dia, submetendo os habitantes do local ao risco de desidratação.

Apenas algas marinhas e animais invertebrados conseguem sobreviver, aderidos ao substrato ou escondendo-se das ondas e da insolação.

 

 

Essas características representam pressões seletivas que tornam a vida de seus habitantes uma luta constante pela sobrevivência. Sobrevivem apenas os organismos capazes de resistir ao impacto das ondas e ao calor do Sol.

 

Partindo da água e caminhando em direção aos pontos mais altos e distantes da água travessamos algumas regiões com características bastante distintas:

* Zona infra-litoral (ou Infra-marés) - É a região abaixo da linha das marés, sempre coberta de água e habitada por organismos que necessitam estar sempre cobertos de água.

* Zona meso-litoral (ou Entre-marés) - É a região que diariamente sofre com a variação do nível do oceano (variação da maré). A ação da Lua e dos ventos faz com que o nível do mar suba e desça duas vezes ao dia, expondo e cobrindo essa faixa com a água salgada. É a região mais exposta ao movimento das ondas, o que torna o ambiente extremamente agitado. O impacto das ondas é uma grande pressão seletiva a ser enfrentada pelos habitantes ou visitantes do costão rochoso. Além disso, as rochas podem atingir temperaturas elevadas como consequência da exposição ao Sol.

* Zona Supra-litoral (ou Supra-marés) - É a região localizada acima do limite da maré alta, raramente atingida pelas ondas. Nesse local a rocha é mais seco e podem aparecer os primeiros organismos não aquáticos, como os líquenes.

 

As rochas do costão são constantemente erodidas e desgastadas pela ação das ondas, quebrando-se em pequenos grãos de areia que são levados pela água e depositados na praia arenosa.

Seus principais habitantes são algas sempre cobertas pela água, cracas, caramujos, ostras, mariscos, anêmonas, pepinos-do mar, poliquetos e outros organismos marinhos.

 

Esses habitantes do costão apresentam diferentes características adaptativas que lhes permitem sobreviver às pressões seletivas do local: conchas ou exosqueletos resistentes, mecanismos de fixação às rochas, hábito de viver em locais abrigados das ondas e do Sol, mecanismos de armazenamento de água durante a maré baixa e outros.

 

Referências

1) Costões Rochosos - http://ambientes.ambientebrasil.com.br/agua/ecossitema_costeiro/costoes_rochosos.html

2) Costão Rochoso - http://www.ib.usp.br/ecosteiros/textos_educ/costao/index2.htm

 

 Visite o site http://cecgodoy.net/ e encontre outros conteúdos interessantes sobre Ciências da Natureza!

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Blue Red Oranges Green Purple Pink

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction