Lagamar

Natureza, história e fotografia

Categoria: História do Brasil

Em diversos locais na região do Lagamar é possível observar grandes montes de conchas misturadas ao solo, já quase soterrados e muitas vezes cobertos pela vegetação: São os Sambaquis.

 

Eles representam vestígios da ocupação pré-histórica na região, em que povos primitivos baseavam sua alimentação na coleta de moluscos bivalves: berbigões e ostras. O povo que deixou esses vestígios é conhecido como 'Povo dos Sambaquis".

 

Os povos que habitavam a região eram chamados de coletores, justamente por esse hábito de extrair os recursos que o ambiente lhes oferecia. Os moluscos representavam parcela importante de sua alimentação. Bastava coletá-los no manguezal e praias, comê-los e descartar as conchas.

Com tempo, os locais em que lançavam as conchas vazias formavam grandes montes e eram utilizados também para enterrar seus mortos ou até mesmo como base para construir suas moradias, uma vez que eram mais altos e distantes da umidade do solo.

Além dos restos de conchas é comum encontrar nos sambaquis outros objetos produzidos pelo povo que os criou: raspadores e facas de pedra, adornos, objetos de ossos etc.

 

Atualmente é possível encontrar sambaquis na margem dos canais do Lagamar e até mesmo em regiões um pouco mais distantes da água. Quando estão expostos à chuva e às marés as conchas são lavadas e aparecem mais claras. Quando estão cobertos pela vegetação da restinga as conchas estão sujas e misturadas ao solo. Nesse caso muitas vezes passam despercebidos até por quem caminha sobre eles.

 

Em Cananeia ainda existem casas cujas paredes foram edificadas com uma mistura de conchas de sambaqui trituradas, pedras e gordura de baleia. Essa argamassa era bastante resistente e algumas paredes estão em pé até hoje. Atualmente essa prática é proibida e os sambaquis são protegidos como sítio arqueológico.

 

 

A imagem a seguir mostra em detalhes esse tipo de parede.

 

Caso você tenha interesse, há diversos sambaquis que podem ser visitados na região. Alguns são acessados a pé, outros necessitam de barco.

 

 

Referências

Biodiversidade no Lagamar... - http://super.abril.com.br/ecologia/biodversidade-lagamar-milagre-sobrevivencia-440884.shtml

Ilha do Cardoso é jóia do litoral sul paulista - http://www.terra.com.br/turismo/roteiros/2000/06/30/013.htm

Biodiversidade no - http://www.fumdham.org.br/fumdhamentos7/artigos/21%20Arkley.pdf 

Sambaqui - http://pt.wikipedia.org/wiki/Sambaqui

 

Visite o site http://cecgodoy.net/ e encontre outros conteúdos interessantes sobre Ciências da Natureza!

 

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Blue Red Oranges Green Purple Pink

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction